segunda-feira, agosto 23, 2010

Eddie Van Halen

          Olá galeral! Esta é mais uma postagem da série dedicada aos instrumentistas.
Hoje vou falar um pouco sobre Eddie Van Halen... Considerado por mim (minha opinião aqui é muito relevante!) um dos caras mais fodões do Rock! 
          Fundador e integrante da banda Hard Core e Heavy Metal (666! .\../) Van Halen, ele é considerado um dos melhores guitarristas do mundo! Isso se dá graças à sua rapidez e criatividade, que já chamava atenção desde o primeiro disco da banda, Van Halen, especialmente na faixa Eruption.

          O Van Halen surgiu de uma parceria de Eddie e seu irmão, Alex Van Halen. Hoje em dia, seu filho, Wolfgang Van Halen, é o baixista da banda.

         No início da carreira, Eddie tocava bateria e teclado e Alex tocava guitarra e estudava teclado com o irmão. Com o tempo Alex superou Eddie na bateria... O resto da historinha é meio óbvia: Eddie passou a treinar guitarra, e ele se fez um guitarrista bem melhor que o irmão (Vou passar a desafiar meu irmão mais vezes :S)

          Uma curiosidade: dizem que Eddie costumava aumentar a potencia de seus amplificadores ao máximo, alcançando o limite que os mesmos poderiam suportar. Hoje isso não é mais frequente.


          Ele criou e popularizou muitas técnicas, influenciando milhares de aspirantes à Rock Stars por aí... Há mais de duas décadas! Umas dessas técnicas mais populares é o tapping.

          O famoso solo da música Beat It (Interpretada pelo saudoso Michael Jackson ... o/) faixa do albúm mundialmente conhecido Thriller, foi gravado por Eddie, em parceria com Steve Lukather (Toto) que também participou da mesma música.

         Ele realmente é digno de admiração e respeito por todos os verdadeiros fãs do Rock. É considerado um dos melhores guitarristas vivos!


          Ele mesmo constroi suas guitarras, usando partes de outras. Um exemplo são as guitarras Kramer Frankstein: Corpo em Alder ou basswood (dependendo de cada modelo), Braço em Maple, Captadores DiMarzio PAF, Ponte Floyd Rose, Amplificadores Marshall Plexi ''evenenados'', Pedais MXR chorus, Flanger, Delay, Dynacomp e Phase 90.


          Depois de um tempo criou em parceria com a Music Man as guitarras Music Man Axis EVH signature, passando depois para as guitarra EVH wolfgang, com captadors DiMarzio Custom Made. 

          Amplificadores a Peavey lançou o modelo 5150, depois o 5150 II.

          Atualmente a Fender criou uma réplica exata da frankestein, chamada por Eddie de My Baby, além de ainda existirem os modelos Charvel EVH. Eddie usa as EVH Wolfgang criadas por sua propria fabrica agora em 2009 e o amplificador EVH 5150 III.

          A Dunlop criou os efeitos signature de Eddie :
          MXR Phase 90 EVH MXR Flanger EVH MXR Crybaby EVH

          Eddie Van Halen utiliza escalas diatônicas,e diversos modos como jônio, dórico, eólio, mixólidio e etc. Também utiliza vários arpejos. Sua técnica utiliza bends, ligados, two hands, floyd e harmônicos naturais.

          Há um tempo Eddie passou por uma reabilitação, devido ao abuso de alcool e drogas, o que mudou sua postura no palco. Dois exemplos dessa mudança foi quando ele "arremessou" um cabeçote de seu amplificador ao público em um show no EUA, 2008. Ele também se desentedeu com uma fã que aparentemente não estava gostando do show, e fez gestos obscenos para a mesma.

          Seu primeiro intrumento foi construido por ele mesmo. Falo da Frankenstrat, uma guitarra com corpo de Fender Stratocaster 60 e um braço da Mapple. Sua cor era inteira branca com listras pretas, mas Eddie não queria uma pintura comum e decidiu por alterar a cor para inteira vermelha com listras brancas e pretas. Até que o investimento não foi tão grande: na época, ele pagou 80 dólares pelo corpo da guitarra (que era usado), e 50 dólares no braço. Quanto aos captadores ele não pensou muito, usou um Gibson Flying V. Essa é a Frankenstrat!


   
          Hoje a Fender Musical Instruments Corporation  juntou-se a Eddie para fazerem uma réplica exata de sua guitarra, com todos os detalhes. Foram dois anos de trabalho. Estava perfeita em cada detalhe como lascas dos cantos, riscos, queimaduras de cigarros e até mesmo o captador "neck pickup" que não funciona. Existem apenas 300 delas no mundo. Avaliada em torno de 50 mil reais cada.

          Esse é um resumo da vida de Eddie Van Halen... "O Cara!"
          Abraços! \m/(>.<)\m/

          Fonte: Wikipédia (Wikipédia Save Us!)

4 comentários:

  1. cara, ótimo post!

    Realmente Van Halen é um dos mais incríveis guitarristas de todos os tempos, que, assim como Jimi Hendrix, viu à frente no tempo, e foi importante para o desenvolvimento do Rock como o conhecemos hoje...


    figurinhasdorock.blogspot

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Que sirva de inspiração pra esses guitarristas atuais!
    .\../
    Flw!
    Agradecemos pelo comentário Xb

    ResponderExcluir
  3. Eddie van Hallen é o cara,não precisa dizer mais nada de quem compôs Eruption.

    ResponderExcluir
  4. Realmente Joana,

    Belo post,concordo com o que você disse "um dos caras mais fodões do Rock"...

    Parabéns pelo Post

    Beijos,
    Lucas

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!