quinta-feira, setembro 16, 2010

Qual a diferença entre o Pop e o Rock?



          Essa é uma dúvida comum que muitas pessoas têm. Talvez você até saiba distinguir quando ouve (afinal, não é nada complicado saber a diferença entre a Joan Jett e a Britney Spears!), mas não tem palavras para descrever.

Sutil (extremamente sutil) diferença entre o Pop e o Rock
          Mas não se desespere! lol Vou fazer o possível para solucionar essa dúvida!! Com um textinho básico e algumas imagens didáticas. Embora seja uma tarefa um tanto quanto difícil...

          Só para se ter uma idéia, esse assunto passou dias sendo debatido pelo Parlamento inglês em 1990. E a conclusão? Nada! Exatamente nada! Incopetentes! Haha.

Pop Girls Vs. Punk Girls! Quais você comeria prefere?
          Na época, o governo abrira espaço para a criação de emissoras de rádios não-estatais, com a exigência de que uma delas não fosse dedicada à música pop. O que não faltou foi gente querendo o espaço para uma rádio de rock, motivando a discussão parlamentar.

          Ainda na mesma época, o jornal londrino The Times chegou a publicar uma carta dos cantores Robert Plant e Phil Collins alegando que as rádios pop limitavam sua programação às 40 canções de maior sucesso, o que estava longe de representar toda a variada produção de rock daquele país.

           Os Beatles foram os principais responsáveis para que o termo rock passasse a significar música jovem de maior valor artístico e relevância social que a canção popular (raíz óbvia do termo pop), supostamente descartável. Porém, os próprios Beatles continuam sendo até os dias atuas a grande prova de que é possível ser rock e pop ao mesmo tempo.

          Bono Vox, vocal do U2, tem uma frase famosa sobre o assunto: "O pop diz que tudo está bem e o rock diz que não está, mas é possível mudar". Assim, contrapõe uma atitude autêntica e revolucionária (a dele, é claro) a outra, conformista e superficial. Mas um fã de rock pesado como o Metallica, provavelmente acha o U2 pop demais pra ele - comprovando que as duas categorias são totalmente flexíveis e subjetivas.

           A distinção surgiu mesmo lá pra década de 60, quando o rock o rock passou a extrapolar o formato da canção com refrão, melodia grudenta e duração média de três minutos - taí uma boa definição de música pop, que é feita, de fato, pra tocar no rádio. Seja com ritimo agitado ou como uma baladinha romântica, o pop foi feito para o consumo da mídia.

Britney = Pop!  //  Avril = Bem... Er-r...
          Bom gente, é isso aí! Espero que esse post os ajude em alguma coisa! lol

          Gostaram? Comentem! Não gostaram? Comentem mesmo assim! XD

          Abraços e até a próxima! .\../


Fonte: Superinteressante - Mundo Estranho, fev. 2004.Texto de José Augusto Lemos.

Ps: Abraços pro meu bff Pablo '-' Friends Forever *-*

5 comentários:

  1. Belo Post,

    Tirou todas as minhas dúvidas!

    ResponderExcluir
  2. Era essa a intenção lol kkk brigada *-*

    ResponderExcluir
  3. Nãããããoo, vc arrasouu nesse poost... Coloncando a britney ae não tnha nem como não arrasar... kkkkkkkkkkkkkkkkk.. Parabêns seu post fkou um mááxiimoooo!!! Ahhhh e brigadoo pela dedicação lindaaa te adooroo muiiitoooo "we are best friends forever <3" !!!! bjuxxxx!

    ResponderExcluir
  4. nossa... seus comentarios nas fotos sao os melhores
    asasuahsuahsuahs

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!