terça-feira, setembro 14, 2010

Série Cantores-Post nº3-Renato Russo(o maior poeta de todos os tempos)





Fala Galera,


Hoje neste post irei falar do maior poeta de todos os tempos da música brasileira,estou falando de Renato Manfredini Júnior,mais conhecido como Renato Russo. Renato foi um cantor e compositor das maiorias das músicas da banda Legião Urbana.


Renato Russo, é considerado um dos mais importantes compositores do rock brasileiro. Sua primeira banda foi o Aborto Elétrico (1978), a qual durou quatro anos, e terminou devido às constantes brigas que havia entre ele e o baterista Fê Lemos. Renato herdou desta banda uma forte influência punk que influenciou toda a sua carreira. 





Em 1982, integrou a banda Legião Urbana. Nesta inesquecível banda desenvolveu um estilo mais próximo ao pop e ao rock do que ao punk. Russo permaneceu na Legião Urbana até sua triste morte, em 11 de outubro de 1996.
Gravou ainda três discos solo e cantou ao lado de Herbert Vianna, Adriana Calcanhoto,Cássia Eller, Paulo Ricardo, Erasmo Carlos, Leila Pinheiro, Biquini Cavadão e 14 Bis.

                           Um Pouco de sua vida

 Na adolescência,Renato trocou o Rio de Janeiro por Brasilia,passando a morar no "coração" da cidade no grande bairro Asa Sul. Em 1975, aos quinze anos, Renato começou a atravessar uma das fases mais difíceis e curiosas de sua vida quando fora diagnosticado como portador da epifisiólise, uma doença óssea. Ao saber do resultado, os médicos submeteram-no a uma cirurgia para implantação de três pinos de platina na bacia. Renato sofreu duramente a enfermidade, tendo que ficar seis meses na cama, quase sem movimentos. Durante o período de tratamento Renato teria se dedicado quase que integralmente a ouvir música, iniciando sua extensa coleção de discos dos mais variados estilos. Em entrevista, Renato teria alegado que este período fora determinante na formação de sua musicalidade.


Carreira:







Sua primeira banda foi o Aborto Elétrico, ao lado dos irmãos Felipe Lemos (Fê) (bateria) e Flávio Lemos (baixo elétrico) e do sul-africano André Pretorius (guitarra). O grupo durou quatro anos, de 1978 a 1982, terminando por brigas entre Fê e Renato. O Aborto Elétrico foi a semente que deu origem à Legião Urbana e ao Capital Inicial (formado por Fê e Flávio, junto ao guitarrista Loro Jones e ao vocalista Dinho Ouro-Preto).
Após o fim do Aborto Elétrico, Renato começa a compor e se apresentar sozinho, tornando-se o Trovador Solitário. A fase solo durou poucos meses, até que o cantor se juntou a Marcelo Bonfá (baterista do grupo Dado e o Reino Animal), Eduardo Paraná (guitarrista, conhecido como Kadu Lambach) e Paulo Guimarães (tecladista, conhecido como Paulo Paulista), formando a Legião Urbana, tendo Renato como vocalista e baixista.
Após os primeiros shows, Eduardo Paraná e Paulo Paulista saem da Legião. A vaga de guitarrista é assumida por Ico-Ouro Preto, irmão de Dinho Ouro-Preto, que fica até o início de 1983. Seu lugar é assumido definitivamente por Dado Villa-Lobos (que criou a banda Dado e o Reino Animal com Marcelo Bonfá, Dinho Ouro Preto, Loro Jones e o tecladista Pedro Thompson). A entrada de Dado consagrou a formação clássica da banda.
À frente da Legião, que contou com o baixista Renato Rocha entre 1984 e 1989, Renato Russo atingiu o auge de sua carreira como músico, sendo reconhecido como um dos maiores poetas do rock brasileiro, criando uma relação com os fãs que chegava a ser messiânica (alguns adoravam o cantor como se fosse um deus). Os mesmos fãs chegavam a fazer um trocadilho com o nome da banda: Religião Urbana/Legião Urbana. Renato desconsiderava este trocadilho e sempre negou ser messiânico.



Músicas:


Renato Russo compôs grandes sucessos como "Faroeste Caboclo","Tempo Perdido","Será","Índios","Teatro dos Vampiros" e "Que país É esse?".


"Faroeste Caboclo":



"Será":



Wikipédia(The Salve)

4 comentários:

  1. Com certeza um dos maiores poetas do nosso rock and roll brazuca, muito bom.

    Parabéns pelo post

    depois dê uma passada no meu blog

    www.loverocklive.com

    ResponderExcluir
  2. Quero me encontrar mais não sei onde estou lol Fodáastico esse cara.
    Ótimo post, parabéns \o/

    ResponderExcluir
  3. Concerteza Loverocklive...considerado por mim(como disse no texto) o maior poeta de todos!

    FunKiller,obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Disponnha!
    Só uma coisinha que eu não poderia deixar passar em branco: eu sei que você é homem e que uma lista com os caras mais sexy do rock não te interessa, mas da próxima, coloque um comentário de apoio, é sempre mais agrádavel ok.
    Bjx

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!