segunda-feira, outubro 25, 2010

U2 - A Biografia

Olá pessoal do blog Rock Music, primeiro farei uma breve apresentação: Meu nome é Pedro e costumo publicar meus posts com o nome Pete Sudray. Hoje começo minha colaboração aqui neste blog, publicando o primeiro de vários outros posts que virão.

Hoje veremos aqui no Rock Music a história da banda U2. Como será que foi o começo de uma banda que hoje faz grande sucesso, tem milhões de fãs pelo mundo e costuma fazer grandes shows?

U2







A história da banda irlandesa começou no final da década de 70. O baterista Larry Mullen Jr colocou um cartaz na escola onde estudava a fim de encontrar interessados em formar uma banda. Logo apareceram Adam Clayton, David Howell Evans (The Edge), Paul Hewson (Bono Vox) e Dick Evans, irmão de David, que deixou a banda em 1978.


Com estes integrantes, estava formada a banda Feedback, que mais parte passou a se chamar The Hype, para finalmente chegar ao nome conhecido mundialmente: U2. O primeiro compacto do grupo foi lançado em 1979, sob o título “U2-3”.
No ano de 1980, foi lançado o álbum de estréia oficial do U2: “Boy”, contendo onze faixas. Um ano depois, é a vez do segundo álbum ganhar as prateleiras. Este trabalho chamou-se “October” e deixou ainda mais evidente a forte influência cristã dos integrantes, com exceção apenas de Adam.


O terceiro disco chega em 1983 sob o nome de “War”. As principais canções deste álbum foram “Sunday, Bloody, Sunday” e o single “New Year’s Day”, primeiro sucesso com repercussão internacional e o décimo hit mais tocado no Reino Unido. A turnê deste disco resultou na gravação do primeiro trabalho ao vivo: o EP “Under a Blood Red Sky”.


Com o álbum de 1984, “The Unforgettable Fire”, o U2 mostra uma sonoridade mais definida. Era uma melodia mais intimista com letras reflexivas. O nome do disco é inspirado na série de quadros pintados por sobreviventes do ataque a Hiroshima e Nagasaki. A música que mais se destacou foi “Pride (In The Name of Love)”.


O disco “The Joshua Tree”, de 1987, conquistou o topo da lista dos mais vendidos no Reino Unido ainda na semana de lançamento. O álbum marcou com as canções “Where The Streets Have No Name”, “With or Without You” e “I Still Haven’t Found What I’m Looking For”, além de receber o Grammy do referido ano na categoria Melhor Álbum.


O próximo trabalho veio cheio de experimentos musicais, aprovados pelo público e pela crítica. Este álbum chamou-se “Achtung Baby” e é considerado um dos melhores discos lançados pelo U2 até hoje.


No final da década de 90, o grupo lança mais um álbum que conquista o primeiro lugar dos mais vendidos, desta vez em 28 países, ultrapassando a fronteira do Reino Unido. O disco é o “Pop” e a música principal foi “Discothèque”.


A banda iniciou o ano 2000 com o terceiro álbum mais importante da carreira: “All That You Can’t Leave Behind”. Foi deste trabalho que saíram as famosas canções “Beautiful Day” e “Elevation”, responsáveis por colocar o grupo no patamar de Melhor Banda de Rock do Mundo, segundo o público. A música “Elevation” foi escolhida como tema principal do filme Lara Croft: Tomb Rider e “Beautiful Day” foi ganhadora de três Grammys.


Após terem uma cópia do novo álbum roubada em 2004, os integrantes do grupo resolveram divulgar o lançamento do álbum de forma inusitada: o U2 realizou um show em cima de um caminhão nas ruas de Nova York, que se chamou “U2 Live From Under the Brooklyn Bridge”.


Em 2006, o álbum “U218 Singles” é lançado contendo o cover do The Skids, “The Saints Are Coming”, gravada em parceria com a banda Green Day. No outro ano, o U2 participa do projeto “Make Some Noise: The Amnesty International Campaign To Save Darfur” com a regravação de “Instant Karma”, originalmente de John Lennon, junto de bandas como R.E.M., The Cure e A-ha.


“No Line On The Horizon” é o décimo disco de estúdio da banda, lançado em 2009. O álbum traz 11 faixas inéditas, sendo “Get On Your Boots” e “Magnificent” os primeiros singles lançados mundialmente.


        Veja algumas músicas do U2 no meu arquivo musical, o blog Absolute Rock
      I Still Haven't Found What I'm Looking For - http://tinyurl.com/stillhaventfound
      Magnificent - http://tinyurl.com/magncent



Para terminar, convido o pessoal que acompanha o blog, a visitarem blogs em que eu participo e os que administro


Comissão do Rock

É um blog que, como o Rock Music, reúne um grupo de blogueiros que escrevem sobre Rock


Área Rock'N Roll

Criado pelos administradores da Comissão do Rock, a Área Rock'N Roll é um blog linkador e divulgador de blogs de Rock. Quem quiser ter seu blog divulgado, basta pedir uma parceria e enviar links do blog frequentemente pelos comentários. http://areadorocknroll.blogspot.com

Absolute Rock

O Absolute Rock foi criado por mim, para ser um blog de letras de música. Nele encontramos letras, traduções e clipes das mais diversas bandas. Também tem a função de ser um arquivo musical, pois costumo sempre publicar links de músicas que você pode encontrar lá. http://absoluterockletras.blogspot.com

Ignes Elevanium

Estou colaborando também com o blog de downloads Ignes Elevanium. Tudo o que você quiser baixar, de qualquer estilo de música, você encontrará lá. http://pignes.blogspot.com

Fórum Rock Freak

E para finalmente terminar de divulgar os sites que contribuo, divulgo o Fórum Rock Freak, que ajudo a administrar. Nele você encontrará várias informações interessantes sobre Rock, e também pode dar a sua contribuição, postando o que você quiser. http://rock.umforum.net/forum.htm



2 comentários:

  1. Isso ae Pedro,parabéns pelo post,tomara que seja o primeiro de muitos!

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  2. Grande Novidade do Momento

    Galeria de camisetas de Bandas de rock.
    Tem camiseta da Banda U2.

    www.elo7.com.br / strawberry fields shop

    anthoniobarros@gmail.com

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!