sábado, novembro 13, 2010

Biografia: Izzy Stradlin-Guns N' Roses

Galera do estilo mais "chique" do Brasil,como vão vocês?


Espero que estejam bem. Hoje irei publicar a biografia do ex-Guitarrista Base da banda norte-americana Guns N' Roses,estou falando de Izzy Stradlin. 




Biografia:



Influenciado por Alice Cooper, Led Zeppelin , pediu aos pais para comprarem uma bateria. Foi baterista até 1983, quando a trocou pela guitarra. Izzy aprendeu os primeiros acordes da guitarra tocando músicas dos Ramones. No ensino médio fundou uma banda com amigos de Lafayette, entre eles Axl Rose. Depois de sua formatura se mudou para Los Angeles. Lá tocou bateria e baixo em algumas bandas e iniciou uma trajetória musical que o tornaria conhecido em todo o planeta.
Em Los Angeles, através do amigo Tracï Guns, Izzy conheceu o guitarrista californiano Chris Weber, e junto com ele e Axl Rose, formou a banda Rose, que depois mudaria de nome para Hollywood Rose. Izzy era um dos compositores do Hollywood Rose e tinha um estilo "speed metal", com riffs poderosos. A banda chegou a gravar algumas músicas próprias em estúdio, entre elas músicas que depois seriam regravadas pelo Guns N' Roses como "My Way Your Way" (que recebeu nova letra e foi rebatizada de "Anything Goes"), "Wreckless Life" (regravada como "Reckless Life", sem o terceiro verso da letra original), "Shadow of Your Love" e "Back off Bitch" (regravadas pelo Guns N' Roses na íntegra). Outras músicas compostas pelo Hollywood Rose não foram aproveitadas pelo Guns N' Roses e permaneceram desconhecidas por praticamente duas décadas, sendo reveladas por um(a) fã do Guns N' Roses que comprou uma fita original da banda contendo quatro músicas e a divulgou na internet e, posteriormente, com o lançamento do disco "Hollywood Rose - The Roots of Guns n' Roses", que continha as até então inéditas "Rocker" e "Killing Time".
Izzy se separou do Guns N´ Roses depois de uma discussão com Axl Rose que queria reavaliar o seu contrato.
Eventualmente o Hollywood Rose acabou, mas e Axl e Izzy voltaram a tocar juntos novamente no Guns N' Roses. Diversos músicos passaram pela banda, mas a formação se estabilizou com Axl Rose, Izzy Stradlin, Slash, Duff McKagan e Steven Adler. Apesar de Slash ser sem dúvida o guitarrista mais conhecido da banda, Izzy Stradlin pode ser considerado o principal responsável pela composição das músicas do Guns N' Roses. Uma história curiosa que comprova isso é sobre a composição de "Sweet Child o' Mine", um dos maiores sucessos do Guns N' Roses. Slash estava tocando o riff de abertura da música "de brincadeira" e Izzy começou a acompanhá-lo. Slash pediu para Izzy parar, dizendo algo como "você não quer fazer uma música com esse riff, não é?". Izzy disse que sim, que o riff era muito bom e insistiu para que ele tocasse novamente.
A banda tornou-se célebre em 1986 no circuito de Los Angeles, passando rapidamente de desconhecida para principal atração de bares como RoxyWhisky a Go GoTroubadour e outros clubes da famosa "Sunset Strip", em Hollywood. Izzy era uma espécie de mentor da banda nessa época, e defendeu fortemente que o Guns N' Roses adotasse o visual "glam" fortemente inspirado na banda Hanoi Rocks. Em 1986, o Guns N' Roses lançou um EP intitulado "Live! Like a Suicide", que apresentava quatro gravações de estúdio com som de audiência sobreposto na gravação para simular um show ao vivo. Não se sabe qual a opinião de Izzy a respeito desse "engodo".
Em 1987, o Guns N' Roses lançou Appetite for Destruction, com 12 faixas, pela Geffen Records. Em uma entrevista sobre o álbum, a banda identificou a música "Think About You" como "a música do Izzy", provavelmente porque Izzy havia composto a música inteira antes de apresentá-la à banda. A banda saiu em turnê pelos Estados Unidos para divulgar "Appetite…" e também fez uma mini turnê pela Europa com shows na Inglaterra, Alemanha e Holanda. Após um ano de turnê, a banda tornou-se mundialmente conhecida com os hits "Sweet Child o' Mine", "Welcome to the Jungle" e "Paradise City".
Em 1988 a banda lançou seu segundo álbum, que seria chamado "The Sex, The Drugs, The Shocking Truth", mas eventualmente teve seu nome mudado para "GN'R Lies". Esse disco continha as quatro músicas lançadas no EP "Live! Like a Suicide" e outras quatro músicas acústicas, incluindo a polêmica "One in a Million". A balada "Patience", maior hit desse álbum, foi praticamente escrita por Izzy Stradlin, e Axl Rose fazia questão de dizer isso em praticamente todos os shows da banda. Naquele ano, a banda seguiu em turnê pelos EUA abrindo shows para bandas como Aerosmith e também tocou no Japão e na Austrália.
Ao final de dois anos de turnê ininterrupta para promover "Appetite for Destruction" e "GN'R Lies", Izzy e seus companheiros de banda haviam chegado no topo do rock n' roll. O Guns N' Roses podia então bancar uma vida de excessos regada a muito sexo e drogas. Izzy se tornou usuário de cocaína e desenvolveu vício por heroína.
Em 1989, Izzy realizou um sonho de sua vida quando o Guns N' Roses abriu quatro shows em Los Angeles para os Rolling Stones. Naquele mesmo ano, Izzy realizaria um sonho ainda maior ao tocar com seus ídolos no palco. Izzy e Axl tocaram a música "Salt of the Earth" em dois shows dos Rolling Stones em Atlantic City. Um detalhe extremamente curioso é que Izzy teve que ensinar seu ídolo Keith Richards a tocar a música pois fazia anos que ele não tocava e já não se lembrava mais dos acordes. Após os shows com o Rolling Stones, o Guns N' Roses entrou em estúdio para gravar seu próximo álbum.
As gravações de Use Your Illusion começaram ainda em 1989. Segundo Izzy, a banda gravou todas as bases instrumentais para as músicas em cerca de dois meses, mas Axl levou mais de um ano para gravar os vocais. Nesse período, a banda trocou de baterista: Steven Adler foi demitido e em seu lugar entrou Matt Sorum. Izzy não gostou da troca, pois achou que Matt Sorum não tinha o mesmo "groove" nem o "feeling" de Steven Adler. Ele não disse nada para a imprensa à época, mas algum tempo depois desabafaria dizendo que a entrada de Matt Sorum havia transformado o Guns N' Roses numa banda de heavy metal. Também durante as gravações de Use Your Illusion, o Guns N' Roses ganhou um sexto membro, o tecladista Dizzy Reed.
Em janeiro de 1991, a banda fez dois shows históricos no Rock in Rio II, no Rio de Janeiro, apresentando em primeira mão diversas músicas que seriam lançadas em Use Your Illusion. Quatro meses depois, a banda iniciou uma turnê pelos EUA ainda sem lançar os discos. Nessa turnê, Axl Rose começou a comportar-se como uma prima donna e queria controlar os rumos da banda. Izzy irritou-se com os atrasos nos shows e outros problemas. Nesse período o guitarrista estava tentando largar as drogas e a vida em turnê tornava isso quase impossível. Por isso Izzy passou a viajar separado da banda na turnê de Use Your Illusion para manter-se sóbrio.
Por que Izzy Stradlin saiu do Guns?
Irritado com o rumo que as coisas estavam tomando - "O que aconteceu com cinco caras tocando rock n' roll?", perguntaria depois, sobre toda a confusão e o gigantismo do Guns N' Roses - Izzy decidiu deixar a banda em 1991. Izzy foi substituído por Gilby Clarke, guitarrista conhecido na cena underground de Los Angeles. O último show de Izzy Stradlin como membro do Guns N' Roses foi no dia 31 de agosto de 1991, no estádio de Wembley, em Londres, na Inglaterra. A música "Live and Let Die" tocada nesse show foi transmitida ao vivo pela MTV durante sua premiação anual "Video Music Awards".
Após a saída de Izzy, o Guns N' Roses literalmente desmoronou. A banda voltou a tocar em dezembro de 1991 (pouco mais de três meses após Izzy sair) acompanhada por um verdadeiro circo de músicos contratados: tecladistas, naipe de metais, backing vocals, etc. Era como se a banda tentasse suprir a ausência de Izzy com a entrada de novos instrumentistas. A verdade é que a partir da saída de Izzy o Guns N' Roses perdeu seu som característico e passou a ser uma paródia de si mesmo. Izzy chegou a retornar ao Guns por cinco shows da banda em 1993 quando Gilby Clarke machucou o braço, mas foi só. Ainda que tenha seguido tocando sem Izzy por mais dois anos, a banda não gravaria mais nenhum disco inédito após sua saída. O Guns N' Roses não suportou a perda.
A saída de Izzy da banda foi devidamente justificada na entrevista concedida em junho de 2001 à "Revista Hard Rock Magazine":
"Qual acontecimento te motivou sair do Guns N' Roses?
Após a primeira parte da turnê Use Your Illusion, Axl queria me fazer assinar um contrato que me colocava um pouco de lado, o que significava menor pagamento. Eu não conseguia acreditar. Esse contrato partia de um cara com o qual eu cresci! Nós sempre levamos o Guns N' Roses como amigos e, grosseiramente, Axl disse para mim: "Agora se trata de negócios". Por que eu deveria continuar? Onde estava a diversão? Isso foi a gota d'água, mas fatos antecedentes também me fizeram decidir pela saída: durante nosso primeiro show em Londres, meninos morreram. O que foi aquilo? Isto que é rock 'n' roll? É divertir-se e depois ler nos jornais de um aeroporto que meninos morreram no seu show? É divertido tocar em estádios todas as noites e começar uma desordem em Saint Louis porque o cantor teve um ataque? Você realmente, em alguma dessas ocasiões, pontua consigo mesmo: "Nada disso é divertido mais." Axl não mas cumpria bem seu papel de líder da banda. E, por outro lado, os outros encontravam-se completamente chocados. Eu sequer tive capacidade de ensinar covers: nós teríamos sido capazes de contornar a situação quando o Axl deixasse a cena, para entreter o público mas, ao contrário disso, fazíamos solos de bateria. O que pode ser mais irritante que um solo de bateria?" (fonte:http://qfg.info/gnrarticles.html - Tradução: Flávia Cury Diniz Costa - entrevista retirada de Hard Rock Magazine, ed. junho de 2001)


 Comentários do Lucas:Depois dessa,sem dúvidas Axl não toca pela vontade de fazer música,não toca por amor a música e sim toca,canta,compõe somente,exclusivamente pelo dinheiro.Isso é uma vergonha!


Velvet Revolver,Steven Adler e Guns N' Roses



Em 2003 Izzy voltou a tocar com Duff, Slash e Matt Sorum durante o processo de formação da banda Velvet Revolver. Os quatro músicos gravaram cerca de 15 músicas que foram descritas por Slash como "o melhor álbum instrumental do Guns N' Roses", mas que nunca foram lançadas. Alguns fãs do Guns N' Roses seriam capazes de fazer loucuras para obter essas gravações. Na época, Izzy chegou a sugerir que os quatro saíssem em turnê, mas Slash, Duff e Matt queriam encontrar um vocalista. Izzy desistiu de permanecer com o trio, que eventualmente formou o Velvet Revolver com o cantor Scott Weiland e o guitarrista Dave Kushner. Izzy chegou a fazer algumas participações especiais em shows do Velvet Revolver. No mesmo período, Izzy juntou-se novamente aos antigos companheiros de banda num show doCamp Freddy. Acompanhados por outros músicos, Izzy, Slash, Duff e Matt tocaram "Mr. Brownstone" e "Jumpin' Jack Flash", com Izzy nos vocais.
Em 2004, Izzy gravou duas músicas com Steven Adler, sendo uma delas "Do You Love Me" (uma das favoritas de seu ídolo Johnny Thunders), que foi divulgada na internet. As gravações nunca foram lançadas comercialmente.
Em 2006, surpreendendo muitos fãs, Izzy subiu ao palco junto com o Guns N' Roses, a nova formação da banda que conta com Axl Rose e músicos que não faziam parte da formação original. Foi a primeira vez que Axl e Izzy apresentaram-se juntos em público desde 1993. A primeira aparição de Izzy nos shows do Guns N' Roses aconteceu em Nova Iorque. Após isso, Izzy voltou a tocar com a banda inúmeras vezes na Europa, em músicas como "Think About You", "Used to Love Her", "Patience", "Nightrain" e "Paradise City". Ao longo da turnê, Izzy passou a tocar também a música "You Gotta Move" (Rev. G. Davis - F. McDowell) e, no penúltimo show da turnê européia do Guns N' Roses, tocou três covers com a banda: "Sailing" (Rod Stewart), "Back in the USSR" (Beatles) e "Sway" (Rolling Stones).
No último show da turnê, Axl Rose abandonou o palco por causa de um mal estar e Sebastian Bach o substituiu em "Nightrain" e "Paradise City". Durante essas duas músicas, sem a presença de Axl, Izzy era o único membro do Guns N' Roses original no palco.
Sweet Child O' Mine-Guns N' Roses:
Edição:Lucas Caldeira

3 comentários:

  1. Sempre achei o Guns`n roses uma porcaria de banda. Conseguiu piorar quando demitiu o baterista Steven Adler, que tocava infinitamente mais que aquele Matt Sorum charlatão. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Opa Cirilo,

    É cara eu curto muito o Guns mas, estou meio que decepcionado com o Guns,ou seja,estou falando de Axl Rose o dono da banda;o Guns hoje não é o Guns de verdade;o Guns de hoje é mercenário! Cara o Axl Rose não sabe tocar por diversão e sim por dinheiro(isto é decepcionante!)Valeu pelo comentário!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Guns N' Roses melhor banda ' \o/
    http://faclubegunsnroses.blogspot.com/

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!