terça-feira, dezembro 14, 2010

Odyssey é o disco mais acessível de Yngwie Malmsteen?

Considerado o disco mais acessível lançado por Yngwie Malmsteen, Odyssey permanece até hoje como um marco da superação de um artista.

Ora, por que?

Bem, é que junho de 1987, Yngwie sofreu um grave acidente com sua Jaguar, ficando em coma por mais de uma semana, e perdendo alguns movimentos das mãos, o que preocupou muito seus fãs. Como se não bastasse isso, ao acordar, descobre que sua mãe morreu vítima de câncer.

Um golpe muito forte, sem dúvida, talvez forte demais para alguns. Mas Yngwie percebeu que sua salvação era a música, e foi para o estúdio compor músicas.

O resultado disso foi o álbum Odyssey, bem mais acessível que os anteriores, e com um som mais comercial. Desvantagem?

Bom, mesmo o disco não tendo a mesma genialidade do anterior, o fantástico Trilogy, ele tem grandes músicas, com bastante influência do Hard Rock, como em Heaven Tonight, com aquele tom mais pop que fazia sucesso nessa época.

Há ainda as clássicas peças complexas e cheias de influências da música clássica, como em Dreaming (Tell Me), uma linda música, cheia de mudanças e solos, além de um vocal inspirado de Joe Lee Turner.

Há ainda um instrumental fantástico chamado Krakatau, com mais de 6 minutos, e que possui riff's e melodias usadas até hoje por Yngwie em seus improvisos.

Mesmo assim não está isento de falhas, e algumas músicas tendem a se tornar meio repetitivas na minha opinião. 

Mas, se formos analisar os motivos que influenciaram o álbum, vamos ver que Yngwie conseguiu fazer uma superação enorme, e conseguiu manter-se no topo mesmo após os acontecimentos trágicos que pontuaram sua vida meses antes.

Isso não é para qualquer um, e Yngwie mostrou que, por trás dessa couraça de "homem civilizado" há um viking poderoso e indomado, capaz de superar qualquer obstáculo e dificuldade para conseguir seu objetivo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!