sexta-feira, dezembro 17, 2010

Por Que Considero o Dream Theater a Banda mais completa da Atualidade

Muitos podem pensar que esse post não passa de propaganda de um fã, mas, tendo essa função ou não, minhas palavras abaixo são mais voltadas para a informação e desmitificação de coisas que acho que são injustamente ditas contra o Dream Theater, e que faz gente que não conhecem a banda falar mal deles.

1) Qualidade dos Músicos
Não é segredo para ninguém que os músicos da banda tem capacidades muuuuito acima da média, e isso se aplica a todos, algo que diferencia a banda de outras por aí...

É então que surge aquela velha história que os músicos são punheteiros posers que só querem se aparecer e mostrar o quanto são bons... Ora, se os caras são bons, nada melhor que mostrar isso ao mundo!

Ou vai dizer que se você tocasse metade do que o John Petrucci toca não ia se achar o maior guitarrista de todos os tempos?

2) Tamanho da Bateria
Esse é sem dúvida um dos maiores motivos de chacota e repúdio por parte de músicos ou pessoas comuns em muitos lugares. 

Falam "Pra que uma bateria desse tamanho? Bla, bla bla", mas é preciso ver a qualidade do Mike Portnoy (que infelizmente deixou a banda recentemente), pois vergonha é ter uma bateria gigante (como o baterista do Van Halen), e não usar tudo, mas Mike Portnoy usa TUDO o que tem na bateria, tem inclusive dois banquinhos para sentar, que ele vai intercalando no meio das músicas (!) conforme a necessidade sonora.

3) Tamanho das Músicas
Nesse ponto eu concordo que é preciso gostar de Rock Progressivo para apreciar músicas longas assim, mas pera aí! O fato do grupo fazer músicas longas não reduz a qualidade delas! Pois uma música de 3 minutos qualquer um faz, quero ver fazer uma música de mais de 40 minutos (Six Degrees Of Inner Turbulance) e não deixar ela repetitiva ou chata.

4) Coragem Dos Músicos
Se tem uma coisa que o grupo tem de sobra é coragem. Em cada disco eles buscam algo novo, diferente dos anteriores, e que traga coisas surpreendentes e desafiadoras. E, mesmo sendo criticado pelos mais "puristas", continuam quebrando barreiras, como no disco Train of Thought (2003), em que foram tachados como New metal, coisa que eu discordo veementemente (embora isso não venha ao caso). 


Bom, esses são só alguns dos motivos, mas acredito que já sirvam de motivo para ver o Dream theater com outros olhos, com mais atenção, e não com Preconceitos pré estabelecidos sem audição, algo comum na música...

4 comentários:

  1. Gosto do Dream Theater e o Mike Portnoy é um dos meus ídolos da bateria. Mas não penso que seja a banda mais completa da atualidade (acho até meio difícil classificar qualquer banda assim). Dave Mathews Band, Metallica e a banda do Eric Clapton, por exemplo, poderiam ser consideradas tão completas quanto o Dream Theater. Ou até mais. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Cirilo!

    Realmente uma classificação dessas é quase impossível de ser feita, pois implica em gostos pessoais e definições mais profundas do que é uma banda completa... mas acho que nunca teremos um texto definitivo sobre o assunto...


    abraço!

    ResponderExcluir
  3. ELES SÃO BONS,TEM MUITA QUALIDADE E MOSTRAM O QUE SABEM, REALMENTE MERECEM UM DESTAQUE MUITO ESPECIAL,

    GRANDE ABRAÇO

    PORTO ALEGRE/RS

    ResponderExcluir
  4. obrigado Neuza!

    Concordo inteiramente contigo... rs

    Abraço!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!