segunda-feira, novembro 15, 2010

Biografia: Janis Joplin- "Posso não durar tanto quanto as outras cantoras, mas sei que posso destruir-me agora se me preocupar demais com o amanhã."

Boas Galera,


 Estou eu aqui novamente publicando artigos no Rock Music(é divertido!). Hoje irei publicar a biografia de uma cantora que "liberou" a passagem para outras cantoras irem no caminho de cantar Rock n' Roll,estou falando de Janis Joplin. A biografia de Janis Joplin não é uma biografia muito bem definida,porém,não se sabe direito da vida dela tanto na Wikipédia,quanto em outras sites de busca. Então segue uma boa parte de sua vida:


Biografia:


Janis Lyn Joplin, nascida na cidade de Port Arthur, no dia 19 de janeiro do ano de 1943 —  e faleceu em Los Angeles, no 4 de outubro de 1970.Janis, foi uma cantora e compositora estadunidense. Tornou-se conhecida no final dos anos 60 como vocalista da banda Big Brother and the Holding Company, e posteriormente como artista solo.

Janis cresceu ouvindo músicos de blues, tais como Bessie Smith, Leadbelly e Big Mama Thornton e cantando no côro local. Joplin concluiu o curso secundário na Jefferson High School em Port Arthur no ano de 1960, e foi para a Universidade do Texas, na cidade de Austin, onde começou a cantar blues e folk com amigos.
Cultivando uma atitude rebelde Janis Joplin se vestia como os poetas da geração beat, mudou-se do Texas para San Francisco em 1963, morou em North Beach, e trabalhou como cantora folk. Por volta desta época seu uso de drogas começou a aumentar, incluindo a heroína. Janis sempre bebeu muito em toda a sua carreira, e sua preferida era a bebida Southern Comfort. O uso de drogas chegou a ser mais importante para ela do que cantar, e chegou a arruinar sua saúde.
Depois de retornar a Port Arthur para se recuperar, ela voltou para San Francisco em 1966, onde suas influências do blues a aproximaram do grupo Big Brother & The Holding Company, que estava ganhando algum destaque entre a nascente comunidade hippie em Haight-Ashbury. A banda assinou um contrato com o selo independente Mainstream Records e gravou um álbum em 1967. Entretanto, a falta de sucesso de seus primeiros singles fez com que o álbum fosse retido até seu sucesso posterior.
O destaque da banda foi no Festival Pop de Monterey, com uma versão da música "Ball and Chain" e os marcantes vocais de Janis. Seu álbum de 1968 Cheap Thrills fez o nome de Janis.
Ao sair da banda Big Brother, Janis formou um grupo chamado Kozmic Blues Band, que a acompanhou em I Got Dem Ol' Kozmic Blues Again Mama! (1969). O grupo se separou, e Joplin formou então o Full Tilt Boogie Band. O resultado foi o álbum Pearl (1971), lançado após sua morte, e que teve como destaque as músicas "Me and Bobby McGee" (de Kris Kristofferson), e "Mercedes-Benz", escrita pelo poeta beatnik Michael McClure.


Fonte: Wikipédia
Edição: Lucas Caldeira


Janis e o Brasil:


Janis Joplin esteve no Brasil em fevereiro do ano de 1970, na tentativa de se livrar do vício da heroína. Durante a sua estadia, fez topless na praia de Copacabana, bebeu muito, cantou em um bordel, e até foi expulsa do Hotel Copacabana Palace por nadar nua na piscina e com isso quase foi presa pelas suas atitudes na praia, consideradas "fora do normal". 
Janis Joplin nunca fez algum show no Brasil e isto é uma pena! Mesmo se ela fizesse eu nem estaria vivo para ver!!...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!