sexta-feira, abril 01, 2011

Como Randy Rhoads Tornou-se uma Lenda



Nascido em 6 de dezembro de 1956 em Santa Mônica, no estado americano da Califórnia, Randall William Rhoads começou a tocar guitarra cedo, aos 7 anos, na escola de sua mãe, a Musoni. Com uma Gibson acústica ele estudou música folclórica e piano, conhecendo o rock apenas aos 12 anos. Superou seu professor, montando sua primeira banda aos 14 anos, que foi chamada de Violent Fox, com Rhoads na guitarra e Doug na bateria. Em seguida participou das bandas The Katzenjammer Kids e Mildred Pierce, tocando em várias festas da região, montando por fim a Little Women em 1976, com o baixista Kelly Garni e Kevin DuBrow nos vocais.
Randy dava aulas na Musoni durante o dia, e tocava na Little Women durante as noites. A banda tornou-se a Quiet Riot, uma das maiores bandas de Los Angeles. Gravou na CBS/Sony Records dois discos, o Quiet Riot (1978) e Quiet Riot II (1979), que fizeram a banda bastante famosa. Foi nessa época que Randy contratou uma guitarra em forma de “V” Kard Sandoval, que ficou pronta no dia 22 de setembro de 1979, no dia em que o Quiet Riot tocou no Whiskey a go-go em Los Angeles, onde Rhoads fez sua primeira aparição com ela.
Foi no segundo semestre de 1979 que, por intermédio de seu amigo Dana Strum conseguiu fazer uma audição para tocar na banda que Ozzy Osbourne, ex-vocalista do Black Sabbath estava montando. Ele já havia ouvido muitos guitarristas, mas não havia gostado de nenhum até Randy aparecer. Foi admitido, entrando na banda junto com Ozzy e Dana Strum no baixo. Randy sugeriu seu companheiro da Quiet Riot, Frankie Bannali para assumir a bateria. Tocaram em Los Angeles por algum tempo, para depois ir a Londres gravar um disco. Infelizmente a gravadora conseguiu apenas uma licença de trabalho a um não-inglês para entrar na Inglaterra, e o escolhido foi Randy Rhoads.
No dia de Ação de Graças de 1979, Randy começou a compor junto com Ozzy músicas para o primeiro disco deles. Eles ensaiavam no salão John Henrys, em Londres, onde várias pessoas passavam e ficavam olhando-os, e depois testavam as composições em um pub. Músicas como Crazy Train foram muito bem recebidas pela platéia, o que os animou. Juntando-se aos ex-membros do Uriah Heap - Lee Kerslake na bateria e Bob Daisley (que já havia tocado no Rainbow de Ritchie Blackmore) no baixo entraram no Ridge Farm Studios no dia 22 de março de 1980 e gravaram o primeiro disco da carreira solo de Ozzy, o Blizzard Of Ozz.
Após gravar o disco, Randy voltou para a Califórnia, apresentando-se no final do show do Quiet Riot no Starwood Club. Após disso, o baixista da banda, Rudy Sarzo juntou-se a banda de Ozzy para uma turnê americana, que voltou para a Inglaterra em setembro de 1980, fazendo 34 shows em três meses, muitos com a lotação esgotada.
Em dezembro, Randy encomendou a Grover Jackson uma guitarra em forma de “V”, que foi a primeira Jackson criada, sendo entregue a Randy dois meses depois.  Em fevereiro e março de 1981, foram para o estúdio e gravaram o segundo disco da banda, Diary Of A Madman. Quando ele ficou pronto, Tommy Aldrige (baterista) e Rudy Sarzo (baixista) se juntaram a banda para a turnê americana.
No final dessa turnê, Randy foi até Grover Jackson para projetar outra guitarra, reclamando que as pessoas achavam que a sua Jackson era a “Flying V”, voltando até a oficina de Grover semanas depois para ver o protótipo que ele estava desenvolvendo. Os Dois ficaram por mais de uma hora desenhando sobre a madeira até finalmente definir que formato teria a guitarra. Randy a recebeu no meio da turnê “Diary Of A Madman”.
Foi nessa época que Randy começou a se interessar por violão clássico, procurando professores em todos os lugares por onde a turnê passava o que gerou comentários de que ele queria deixar a banda.
Em 18 de março de 1982 eles iriam se apresentar no Civic Coliseum em Knoxville, no estado americano do Tennessee e dali iriam para Orlando (Florida) tocar no "Rock Super Bowl XIV" com as bandas Foreigner, Bryan Adams e UFO. Quando estavam indo para Orlando precisaram passar na casa do motorista do ônibus, Andrew Aycock, que vivia em Leesbur na Florida em Flying Baron Estares. O lugar consistia de 3 casas, um galpão para avião e uma pista de pouso, cujo dono era Jerry Calhoun. Andrew Aycock precisava de umas peças sobressalentes e pensou em parar ali.
Andrew Aycock, que tinha dirigido a noite toda desde Knoxville, e que era piloto de aviões, pegou o avião sem permissão e levou o tecladista Don Airey e o empresário da banda, Jat Duncan para dar umas voltas. O certificado médico de Andrew tinha expirado, portanto sua licença para voar não era válida.
Perto das 9 horas, Andrew Aycock deixou os dois passageiros e pegou Randy Rhoads para dar umas voltas. O piloto deu vários rasantes sobre o lugar onde eles estavam, talvez querendo mostrar sua perícia em pilotagem, passando três vezes raspando no estacionamento onde o ônibus estava parado. Na quarta vez, a asa esquerda do avião raspou no teto do ônibus, bateu num pinheiro e caiu na garagem de Jerry Calhoun explodindo e destruindo tudo. Os outros, que estavam dormindo, acordaram assustados com o barulho, e chegaram para ver o final do acidente, que infelizmente matou Randy Roads. R.I.P.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Comente!
O seu comentário é muito importante para nós!